alimentação saudável

Dicas simples para uma dieta mais saudável

É comprovado cientificamente que uma dieta saudável é fundamental para prevenir doenças e proporcionar qualidade de vida.  No entanto, fazer grandes mudanças na sua dieta pode parecer difícil.  Portanto, comece com pequenas mudanças que farão um grande diferença.

 

  • Coma devagar

Estudos comprovam que pessoas que comem rápido, comem mais do que o necessário e tendem a ganhar mais peso. Isso acontece por vários motivos. Um deles é que o cérebro leva de quinze a vinte minutos para sentir o efeito de saciedade após a ingestão do alimento. Portanto, se você comer mais devagar, dará ao cérebro o tempo necessário para sentir que você já está satisfeito.  Então, desacelere. Reserve um tempo para fazer a sua refeição com tranquilidade.

  • Evite ao máximo o consumo de produtos embutidos e gordura hidrogenada

Precisamos ter consciência e informação sobre o que comemos. Produtos embutidos contém substâncias comprovadamente cancerígenas e excesso de sal e gordura. Gordura hidrogenada é um veneno que o nosso corpo nem sequer reconhece como alimento e está presente na maioria dos produtos de confeitaria e padaria e em grande parte de produtos industrializados. Se você começar retirando esses dois da sua lista, já é um grande avanço. Depois que se acostumar, pode começar a excluir os refinados e então os industrializados.

  • Leia o rótulo antes de comprar produtos industrializados

Sabemos que é difícil deixar de comprar produtos industrializados. Mas na hora da compra é fundamental ler a lista de ingredientes no rótulo de cada produto. Assim, é possível comparar produtos e escolher o mais natural possível. Vou dar um exemplo. Quando você vai comprar um iogurte, tem marcas que contém apenas 3 ou 4 ingredientes, como leite, morango e stévia, por exemplo e outras, que vão conter leite, açúcar, soro de leite, leite reconstituído, conservante disso, corante daquilo, siglas estranhas e mais um monte de nomes que não conhecemos. E os dois são iogurtes. Simples, temos um produtos preparado com o intuito de proporcionar saúde ao consumidor, e outro, nem tanto. Claro, que o preço pode ser bem diferente, e vai ser, pois as indústrias grandes utilizam esses ingredientes justamente para baratear os custos e vender em grande quantidades. Eu prefiro não comer do que comer algo que não vai me trazer benefícios e que ainda pode me trazer malefícios. Então, adote esse hábito e faça escolhas conscientes.

  • Consuma mais proteínas

O ideal é que seja ingerida uma fonte de proteína a cada refeição. A ingestão adequada de proteínas é fundamental para a manutenção e ganho de massa muscular e também está associada à sensação de saciedade, onde estudos apontam uma menor ingestão calórica por parte de pessoas que consomem mais proteínas. Algumas excelentes fontes de proteínas são ovos, carnes magras, peixes, iogurte grego, grão de bico, ervilha, nozes, castanhas e aveia.

São dicas simples, mas se levadas a sério  trarão excelentes benefícios para a sua saúde e seu dia a dia.

Continue acompanhando o nosso blog, pois em breve teremos mais posts com dicas, receitas e informações.

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.